Alunos Tênis+ Nippon são destaque em torneio

No último sábado (27 de agosto de 2016) foi realizada a Olimpíada da Escola de Esportes no Clube Hebraica, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Casa de grandes nomes — como o recente medalhista olímpico Rio 2016 Felipe Wu e outros consagrados atletas —, foi também palco para os tenistas Tênis+ da Unidade Nippon Country Club. Ian Shoji Terahata (9), Andre Jun Niwa (9), Junji Sameshima (10) e Francis Namie Kado (8) nos representaram com muita vontade, presença e espírito esportivo! Andre e Junji receberam o título de campeões de duplas e Francis o de vice-campeã simples. Parabéns pela conquista!

 

Conversamos com o treinador e técnico responsável, Guido Utsunomiya, sobre o processo de treinamento dos jovens tenistas. Confira abaixo os melhores trechos da entrevista!
(Tênis+): Guido, primeiramente, parabéns pelo belo time e pela conquista! Como é a preparação e a rotina de um tenista para eventos competitivos?
(Guido): A rotina e a preparação seguem a metodologia Tênis+. Acredito que o sistema pedagógico forma a criança de maneira geral, para quando for requisitada em caráter competitivo; apenas pequenos ajustes são necessários para uma situação específica. Acredito que a participação nos TMCs [Torneios Multichance] é uma grande ferramenta para desenvolvermos nossos alunos.
(T): Ainda sobre a preparação, é notável a pouca idade dos tenistas. No sentido da preparação psicológica, como é encarado o envolvimento dos pequenos e suas respectivas participações em torneios e competições? E o que é feito para que os tenistas não percam a motivação e o caráter prazeroso da prática?
(G): Acredito que tanto os torneios externos quanto os internos são fundamentais para o desenvolvimento psicológico. Costumo falar aos meus alunos que a quadra é a “quadra da vida”, pois durante o jogo teremos desafios, decisões, alegrias, tristezas, entre outros aspectos que vão aparecer no nosso dia a dia fora da quadra. Assim, gosto de tratar o tênis, mesmo em um caráter competitivo, como uma situação de formação de um futuro adulto bem equilibrado com suas emoções e decisões. Já para que não percam a motivação, gosto das participações em eventos de múltiplos jogos, onde, mesmo perdendo, o tenista continua ainda [participando] se tem mais jogos. Assim fica claro para a criança que a derrota não tem grande importância e, mesmo perdendo, haverá outros jogos. Além disso, gosto muito de enfatizar os objetivos pessoais e o alcance de metas, e não apenas a vitória.
(T): Após o bom resultado, quais são suas expectativas acerca dos treinamentos e próximos passos para os atletas?
(G): Após a conquista, acredito que o aluno virá muito mais motivado e querendo treinar muito mais para ter novas conquistas. Temos que saber utilizar essa empolgação para conseguir mais resultados futuros e formatar novas metas. Ainda, [devemos ter] o cuidado de mostrar que, mesmo após a conquista e mesmo treinando muito, podemos ter adversários melhores e podemos ter uma derrota lá na frente.
É notável o desenvolvimento e auxílio na formação dos alunos a partir de eventos e torneios competitivos, sem contar que o espírito esportivo e a motivação aumentam. Além disso, é uma ótima oportunidade de interagir com outros tenistas que enfrentam situações semelhantes. Nós, do Tênis+, ficamos extremante felizes e satisfeitos com o trabalho da nossa equipe pedagógica, que busca proporcionar os melhores cenários para o desenvolvimento dos jovens tenistas e a conquista de excelentes resultados. Os alunos, por sua vez, enfrentam qualquer desafio e evoluem constantemente, sem deixar a diversão de lado!

01 de setembro de 2016 | Categoria: Novidades

Veja também