Dicas de uma mãe nutricionista: hidratação

Um dos programas favoritos da Maria Eduarda é assistir ao papai trabalhando. Ter um pai que trabalha com esportes, especialmente com crianças, inunda o universo de sonhos e fantasias infantis.
Aos 5 anos, nossa criança crescida (além dela, temos uma bebê de 1 ano e 11 meses) fica com os seus olhinhos brilhando ao ver o papai na quadra trabalhando a parte física das crianças.
São tantos os movimentos, tantas as cores nas roupas, cada raquete linda, os shorts-saias das meninas, os bonés… Muitos sonhos e desejos ali alimentados.
Quando acontecem os jogos e ela permanece assistindo é ainda mais interessante vê-la vibrar com as situações. “Como ele consegue chegar tão rápido?” “Nossa, aquela menina não ficou tão cansada, eu também quero me sentir assim.”
E o sonho das crianças torna-se uma oportunidade única de aprendizagem sobre nutrição. “Filha, você sabia que quem bebe uma garrafinha dessa cheia de água, durante a aula de tênis, sente-se menos cansada quando corre atrás da bolinha? O coração dela não precisa bater tantas vezes para que a energia chegue até o músculo.”

“Sabia também que, depois da aula, se você beber uma garrafinha de água, água de coco, suco de frutas sem açúcar ou isotônico, você tem mais chances de fugir da gripe?”

Você sabia que mais da metade do nosso corpo é formado por água? Quem não bebe água em quantidade suficiente aumenta as chances de:

  • Sentir câimbras;
  • Demorar mais para recuperar-se entre os sets e os games;
  • Urina amarelada;
  • Prisão de ventre;
  • Aumentar a concentração do açúcar no sangue, podendo chegar ao ponto de não poder mais comer doces.

Assim, o esporte, em geral, e o tênis, em particular, é excelente para ensinar conceitos de nutrição que extrapolam as questões esportivas e atendem a demanda de saúde e bem-estar.

E aí, como vai a sua ingestão de água? E o seu filho, será que bebe água o suficiente? A melhor forma de criar hábitos de vida saudáveis em nossos filhos é através dos bons exemplos — o que inclusive será tema de nosso próximo artigo: fique de olho! 

21 de junho de 2016 | Categoria: Saúde

Veja também