Regras básicas para jogar tênis

Após conhecer a história do tênis no último artigo, chegou a hora de saber sobre as principais regras que envolvem o jogo de tênis, que possui alguns termos e formas de contagem bem particulares. Alguém que não conheça a modalidade poderia se espantar ao passar do lado de uma quadra e escutar que o placar está 30-0 ou 40-15, pensando que um dos jogadores estaria vencendo com uma vantagem enorme, sendo que, na verdade, a vantagem real nos exemplos acima é de apenas dois pontos. Já presenciei cenas como essa algumas vezes, assim como o desconhecimento de termos próprios do jogo, como “game”, “tiebreak”, “let” ou “dupla falta”. Então, se você não conhece ou está se iniciando no tênis, segue um bom resumo das principais regras do esporte, para que fique familiarizado e consiga jogar mais facilmente.

Algumas regras e pontuações podem mudar de acordo com os jogadores ou regulamentos específicos. 
Nas competições entre crianças até 10 anos de idade, a ITF determinou tamanhos de quadras, tipos de bola e de raquete e pontuações específicas.

Existem também algumas variações no tamanho do set (terminando em 4 ou em 8 games): o sistema NO-AD (ponto decisivo após 40-40 com o recebedor escolhendo o lado do saque), o super tiebreak (até 10 pontos, normalmente utilizado para substituir o 3º set), entre outros.
Essas variações podem acontecer de acordo com o que for combinado entre os jogadores (jogo não oficial) ou determinadas no regulamento de torneios ou federações para algumas situações específicas.
Com essas informações você já será capaz de assistir e entender uma partida de tênis, e até começar a jogar. Quem já pratica este esporte sabe o quanto essas regras tornam o jogo fascinante, tamanha a variação de situações e desafios que são apresentados durante uma partida. O jogador se sente como num jogo de “xadrez humano”, onde as decisões devem ser tomadas em pouquíssimo tempo, a técnica é muito importante e o entendimento tático e estratégico do jogo é fundamental para conseguir as vitórias. O tênis é um jogo de erros e, ao contrário das modalidades com tempo, a partida termina apenas quando se vence o último ponto do último game do último set, não sendo possível “proteger” uma vantagem no placar e esperar o jogo terminar. É possível, inclusive, vencer um jogo tendo vencido menos pontos ou games do que o adversário (ex.: 0 x 6 – 7 x 5 – 7 x 6).
Passe a assistir e praticar o tênis prestando atenção nessas particularidades, entendendo melhor o que é realmente importante para ganhar os jogos, e perceba que ter essa consciência já te ajudará a ter melhores resultados. Nos próximos artigos continuarei desenvolvendo este tema, apresentando mais regras e características importantes do tênis. Bons jogos!

07 de setembro de 2016 | Categoria: Novidades, Tênis

Veja também