Principais dúvidas sobre aulas de tênis

Geralmente, quando uma família decide colocar seu filho para aprender a jogar tênis, os motivos são: alguém da família já joga e de certa forma influencia; um coleguinha está jogando; por recomendação médica; porque a própria criança viu uma aula no clube que frequenta; ou quem sabe porque a geração Federer, Nadal e Djokovic acabou motivando. No entanto, todos possuem uma coisa em comum: querem que seu filho ou filha aprenda a jogar bem!
Mesmo aqueles pais com o discurso de que querem mesmo é que o filho apenas pratique um esporte ficarão insatisfeitos ou frustrados caso observem que após alguns meses de aula o filho ainda não sabe fazer uma contagem correta ou não sabe como deve se posicionar para realizar um saque.
Na verdade, essa deve de ser, de fato, a expectativa dos pais e nós, professores, devemos estar aptos a promover essa condição. Com o intuito de ajudar as famílias a encontrarem a escola de tênis ideal para seus filhos, começo hoje uma sequência de textos que irão tratar dos principais aspectos a serem observados, que possibilitarão o correto aprendizado nesse esporte maravilhoso.
Começarei falando sobre as primeiras dúvidas quando os pais decidem colocar seu filho ou filha no tênis: “Devo colocar meu filho nas aulas em grupo ou individual?”
Permitir que a criança aprenda a jogar tênis sozinha, ou seja, somente a criança e o professor, talvez seja um dos maiores erros que a família pode cometer em relação a esse esporte. Mesmo que o tênis seja considerado um esporte individual, o processo de aprendizagem não é. A melhor forma para aprender o tênis é através do jogo e somente em grupo isso será possível, já que ficar jogando sempre com o professor não é ideal e pode ser monótono.
A tabela abaixo apresenta um comparativo entre aulas individuais, aulas em grupo e aulas em grupo do método francês. No entanto, vale ressaltar que existem professores e escolas que fazem um bom trabalho em grupo com crianças e que não se encaixam nesse comparativo. Sobre bons trabalhos individuais, seria mais correto afirmar que poderiam ser usados como reforço, em alguns casos, fora do grupo e com períodos predeterminados de início e fim.

 

Fica claro que, ao se tratar de crianças que estão iniciando no esporte, o grupo se faz mais completo ao estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo.
Outras dúvidas comuns envolvem a capacitação dos professores, o ambiente da escola, a progressividade do aluno dentro da escola, o método que a escola utiliza e vários outros. Todos esses temas serão abordados nos próximos textos!

17 de maio de 2016 | Categoria: Novidades

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